terça-feira, 25 de junho de 2013

Bernardo Carvalho é o quarto convidado do projeto “Um Escritor na Biblioteca”

Um dos mais destacados romancistas da atual literatura brasileira, Bernardo Carvalho participa do próximo encontro do projeto “Um Escritor na Biblioteca”, no dia 3 de julho, às 19 horas, no Auditório Paul Garfunkel. Carioca, nascido em 1960, e radicado em São Paulo, Carvalho foi editor do “Folhetim”, suplemento de cultura do jornal Folha de S. Paulo, e correspondente internacional de jornais em Nova York e Paris. A entrada é franca.
Como escritor, Bernardo Carvalho iniciou sua carreira em 1993, com a antologia de contos “Aberração”. Dois anos depois, publica pela Companhia das Letras “Onze”, uma história, seu primeiro romance, que o ajudou a se firmar como escritor no Brasil e na França, onde o livro ganhou tradução.
Carvalho publicou ainda os romances “Nove Noites” (2002), “Mongólia” (2003) e “O sol se Põe em São Paulo” (2007). Com uma prosa simples, mas que propõe construções labirínticas, o romance Nove noites daria as bases para a ficção que o autor faria no futuro, com uma narrativa composta de fatos reais e históricos misturados com ficção.
Diversas de suas obras de ficção foram premiadas, como o romance “Mongólia”, que levou o Prêmio Jabuti em 2004. Em 2002, “Nove Noites” dividiu com “Pico na Veia”, de Dalton Trevisan, o primeiro lugar do Prêmio Portugal Telecom. Seu mais recente livro é “O filho da Mãe”, resultado de uma viagem do escritor a Rússia.

O projeto - Retomado há dois anos, o projeto “Um Escritor na Biblioteca” já recebeu mais de 20 autores. Ainda este ano, estarão na BPP os escritores, Luci Collin (agosto), Marcelo Backes (setembro), Paulo Scott (outubro) e Michel Laub (novembro).
As conversas também são transcritas, editadas e publicadas no Cândido, jornal de literatura da BPP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário