sexta-feira, 14 de junho de 2013

"Rain Man", das telas para o palco do Positivo

Neste sábado, o Teatro Positivo recebe a única apresentação da peça "Rain Man" em Curitiba. O texto de Dan Gordon fez sucesso no cinema em produção estrelada por Dustin Hoffman e Tom Cruise e ganhador de quatro categorias no Oscar. O global José Wilker dirige esta adaptação para o teatro, estrelada pelos conhecidos Marcelo Serrado, Rafael Infante e Fernanda Paes Leme.
O filme “Rain Man” marcou o cinema dos anos de 1980 com suas nuances de amor familiar, com situações inusitadas, provocando diversas reações na plateia. “É uma peça que, embora tenha uma personagem que sofre de uma determinada síndrome, fala principalmente de afetos. Ou dos caminhos tortuosos que o afeto percorre até se realizar como tal”, define José Wilker em sua primeira direção de uma adaptação teatral do cinema.
No caso de “Rain Man”, a essência da historia original é mantida e a complexa relação dos personagens é percebida integralmente por meio dos diálogos e situações surpreendentes da história.
Charlie Babbitt (Rafael Infante) é um egocêntrico vendedor de automóveis de Los Angeles que está em guerra com sua própria vida. Os relacionamentos não são o forte de Charlie e o amor é completamente estranho a sua experiência. Insensível, Charlie só espera a herança após a morte de seu pai doente e internado. Mas acaba descobrindo que o beneficiado pela fortuna inteira de seu pai é Raymond (Marcelo Serrado), o irmão mais velho.
Charlie nunca teve uma lembrança concreta de sua existência. Decide então procurar o médico e o irmão internado para tentar salvar sua parte da herança. Na realidade, Raymond é um autista que viveu escondido em uma instituição a maior parte de sua vida. Raymod é disfuncional em muitos sentidos, mas como Charlie descobrirá - também é dotado de uma espécie de talento extraordinário com tiradas de gênio que faz Charlie se aproveitar disso para tentar salvar seu negócio.
Charlie "sequestra" Raymond tentando de alguma forma estabelecer uma forma de colocar a mão na fortuna e acaba criando uma relação complexa com o irmão.
Os dois embarcam em uma viagem passando por Las Vegas, onde Raymond exerce seu talento com os números e favorece Charlie com ganhos no jogo. A namorada (Fernanda Paes Leme) de Charlie se junta ao grupo e acaba se ligando afetivamente a Raymond. Essa viagem acaba mostrando a Raymond um mundo além das portas do hospital e a Charlie o significado do amor incondicional que surpreende seu espírito prático e insensível.
Para ele, o seu agora irmão mais velho habitava suas lembranças fantasiosas de criança apenas como Ray Man, seu amigo imaginário. Como eles superaram a desconfiança mútua, uma profunda ligação nasce com essas lembranças dolorosas do passado, problemas do presente, com a inevitável doença do irmão, e um possível futuro gratificante pela frente.

A apresentação de “Rain Man” no Teatro Positivo acontece às 21h15 deste sábado (15). A indicação etária é livre e os ingressos variam de R$ 75,00 a R$ 30,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário