terça-feira, 18 de junho de 2013

Edição do jornal Cândido traz dossiê sobre biografias

Gênero que costuma figurar na lista dos mais vendidos, a biografia ganhou espaço no Brasil a partir dos anos 1990, revelando bons livros e autores. No momento em que o Congresso Nacional discute a divulgação de livros sobre personalidades públicas, a 24ª do jornal Cândido ouviu especialistas para falar da ascensão das biografias, do processo de criação dos biógrafos e da trajetória do gênero no Brasil no último século.
Autor das biografias de Carlos Imperial e Ronaldo Bôscoli, Denilson Monteiro descreve como se tornou um biógrafo e de que maneira escolhe e trabalha os seus personagens. Acadêmicos ouvidos pela reportagem apontam quais são as principais qualidades e defeitos de uma obra biográfica.
Além do dossiê sobre as biografias, a edição traz história inédita de Dalton Trevisan. Um dos maiores escritores na língua portuguesa, o curitibano aparece com o conto “Flausi-Flausi”, inspirado na vida da escritora Katherine Mansfield. Outro paranaense, Rodrigo Garcia Lopes, concede entrevista sobre seus novos trabalhos, o CD Canções do estúdio realidade e a coletânea de poemas Estúdio realidade. Já Roberto Gomes, convidado do segundo encontro do projeto “Um Escritor na Biblioteca” em 2013, fala sobre sua carreira literária e a respeito de suas influências como leitor. Na seção “Em Busca de Curitiba”, o escritor Marcio Reinecken aparece com o conto inédito “Ponto de iluminação”.
O Cândido tem tiragem mensal de dez mil exemplares e é distribuído gratuitamente na Biblioteca Pública do Paraná e em diversos pontos de cultura de Curitiba. Também é enviado, via correio, a diversas partes do Brasil. É possível ler a versão online do jornal no seguinte endereço: www.candido.bpp.pr.gov.br. O site também traz conteúdo exclusivo, como entrevistas e inéditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário