segunda-feira, 10 de junho de 2013

Festival promove fusão de linguagens artísticas

O Teatro Novelas Curitibanas e a Cinemateca de Curitiba recebem, de 13 a 16 de junho, o “I Ornitorrinco – modos transitivos de criação”. O festival tem como proposta promover o diálogo entre artistas de diversas áreas do conhecimento e terá em sua programação espaços de transição e de intercâmbio entre dança, artes visuais, teatro, literatura, música, performance e videoart.
 O festival será feito de trabalhos que exibam uma impossibilidade de completar, de totalizar, de saturar a linguagem em termos de categoria. Um festival poroso e aberto a outros arranjos” comenta Ricardo Corona, poeta e um dos curadores do Ornitorrinco.
Entre as exposições e mostras programadas para o evento, destaque para os trabalhos do coletivo irlandês Exchange Dublin, de Chico Mello e Fernanda Farah, Fabio Noronha, Luana Navarro, Fernanda Magalhães, Karen Debértoles, Alexandre Linhares, Arthur do Carmo e Afonso Ájax.
As ações cênicas apresentarão uma panorâmica de artistas que atuam em diversas áreas ou que desenvolvem propostas que trabalhem com a fusão entre linguagens, como o bailarino Claudio Fontan, que une em sua pesquisa dança e moda, ou Washington Silvera, artista visual e chef de cousine, que apresentará uma performance que une as duas atividades. Segundo Gabriel Machado, bailarino, produtor e também curador da mostra, “além de obras individuais e de coletivos artísticos, sentimos também a necessidade de propor um espaço destinado a parcerias artísticas, assim, teremos obras inéditas criadas especialmente para o festival. Um exemplo é o intercâmbio entre a artista visual Eliana Borges com a bailarina Bel Nejur que, durante os convites para participarem do festival, resolveram criar uma obra juntas”.
A abertura do festival acontece às 20h desta quinta-feira (13), no Teatro Novelas Curitibanas, com uma mesa de debate sobre “artes de fronteiras” entre os artistas Amabilis de Jesus, Fernanda Magalhães, Ricardo Corona, Henrique Saidel e Ricardo Nolasco (mediador).
Mais informações e a programação completa em selvaticaacoesartisticas.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário