sexta-feira, 14 de junho de 2013

Coral Curumim lança CD dos 25 anos com show neste domingo

Com um show no Teatro Salvador Ferrante (Guairinha), o Coral Curumim lança no próximo domingo (16), às 18 horas, o CD “Aos Que Virão”, que marca os 25 anos do grupo. O CD - gravado com apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba - tem obras de compositores brasileiros que dedicaram canções à natureza e ilustrações da artista plástica paranaense Márcia Széliga.
Os temas do CD estão alinhados com os objetivos do Coral Curumim, que trata a música como veículo educativo. Entre as 19 faixas do repertório estão: “Estrela Natureza”, de Sá e Guarabyra; “Tininim”, de Ivan Lins e Ziraldo;  “Planeta Água”, de Guilherme Arantes; “Luz do Sol”, de Caetano Veloso; “Histórias da Floresta”, de Milton Nascimento e Fernando Brant; “Minha Amazônia”, de Amaral Maia e Jota Maranhão. O repertório também inclui composições de autores paranaenses, como “Tanta Terra”, de Benito Rodriguez, Cláudio Menandro e Marcelo Sandmann; “Nhundiaquara - Colar da Serra”, de Carlos Todeschini e “Aos que Virão”, de Hardy Guedes.

O coral - Fundado em 1988 nos espaços do Solar do Barão, o Coral Curumim, abriu, há três anos, espaço para a participação de meninos da Casa do Piá I.  Alexandro Gonçalves de Oliveira, Johnatan da Luz e Alan Bruno Cernoski, estão entre os 60 integrantes da formação atual do grupo. Os meninos freqüentam os ensaios às segundas e quartas-feiras, no Círculo Militar do Paraná, local onde o Coral Curumim desenvolve suas atividades, que incluem, além da formação de repertório em vários idiomas, um cuidadoso trabalho de técnica vocal com a supervisão da fonoaudióloga Rosemary Brack.
Nos últimos 25 anos, o Coral Curumim participou de importantes produções culturais da cidade (óperas, musicais, concertos e festivais) e foi pioneiro em projetos inseridos no calendário de atrações turísticas de Curitiba, como o Natal do Palácio Avenida, do qual constituiu a espinha dorsal no ano de seu lançamento, em 1991. Também foi protagonista da ópera infantil “Curitim - A Lenda de Curitiba”, de 1996, composta pelos paranaenses Edilberto Vasconcelos e Julmar Leardini.
Além da formação de repertório, constituído de obras musicais de diferentes épocas e estilos, o trabalho do Coral Curumim inclui a montagem de musicais, nos quais os integrantes atuam como cantores e atores. Por oferecer acesso à música e vivências em outras linguagens artísticas, o coral vem contribuindo para abrir perspectivas de futuro a crianças e adolescentes que se aproximam  atraídas pela proposta de canto em grupo. Muitos ex-integrantes do Coral, hoje são professores de música, instrumentistas, atores, cantores, compositores e regentes de grupos musicais vocais ou instrumentais.

O show terá entrada franca. Os responsáveis pelo coral pedem que quem for ao Guairinha leve roupas infantis e livros para doar. Dessa forma, o grupo vai apoiar a campanha Doe Calor e o projeto Tubotecas, mantidos pela Prefeitura de Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário